segunda-feira, 29 de setembro de 2008

Iniciantes "invadem" o Petrobras Potiguar de Rally

Prova realizada pela Grande Natal nesse sábado contou com o maior número de duplas novatas da história da competição

Uma verdadeira confraternização do Rally, com duplas experientes e, principalmente, muita gente nova - que nunca havia participado de uma competição off road. Assim foi a terceira etapa do Campeonato Petrobras Potiguar de Rally, prova realizada durante a manhã e parte da tarde do último sábado (27/9), por trilhas especialmente escolhidas na região da Grande Natal. Ao todo 13 dupla novatas experimentaram pela primeira vez a sensação de participar de uma competição do tipo, sem a necessidade de carros especiais ou preparados para rally. No total, foram 29 carros inscritos.

No clima de festa, uma das mais animadas era a navegadora Anastácia Vaz. Ela gostou da brincadeira e participou pela segunda vez de uma prova do tipo ao lado do irmão Leonardo, dirigindo o carro da família. De quebra, ainda levou uma amiga coreana que estava visitando Natal: "Não sei se ela vai ajudar, mas pelo menos vai se divertir. Com certeza", explicou. O navegador Bruno Medeiros está participando desde a primeira etapa, e até deu uma incrementada na pickup Corsa pra apimentar o rally: "Correr com um veículo sem tração nas quatro rodas dá uma sensação de mais aventura, porque a dificuldade é maior. Gostamos de tudo que envolve veículos", explicou.

A prova foi realizada em um dia de muito sol na cidade, mas sem um calor intenso. O trajeto passou pelas trilhas de Pium, São José do Mipibu, Macaíba e Guarapes. Apesar da prova também privilegiar duplas novatas e permitir a participação de veículos comuns 4x2, algumas partes da trilha foram diferenciadas para os competidores da categoria principal, a Graduados. Eles precisaram se esforçar para superar obstáculos sem perder o rítmo da navegação. Muitas poças de lama e areia proporcionaram emoção às duplas experientes.

No final, Kwong Yiu Fai e Henrique Oliveira ficaram com a primeira posição entre os graduados; seguidos por Henrique Cirne / Romulo Cirne e Eriberto Rocha / Ricardo Cirne. Já na Turismo, Omar dantas / George Maia erraram menos, e conquistaram o primeiro lugar. Rodrigo Smith / Jairo Amorim ficaram com a segunda posição. Já Decca Bolonha e Illos Gelhen chegaram em terceiro. Na Universitário, Tennyson Brito / Herman Dias foram os melhores entre os iniciantes. Os irmãos Leonardo Vaz / Anastácia Vaz conquistaram a segunda posição. Breno Lima / Josias Neto ficaram em terceiro.

De acordo com o organizador e diretor da Associação Potiguar de Rally (APR), Henrique Oliveira, as competições cada vez mais constantes e provas voltadas para formação de um novo público trazem benefícios para o rally do Rio Grande do Norte: "Dessa forma podemos ter cada vez mais gente envolvida e estimulando as provas off road, descobrindo inclusive grandes pilotos e navegadores que podem nos representar fora do estado futuramente, quem sabe".

O Campeonato Petrobras Potiguar de Rally é organizado pela Associação Potiguar de Rally - APR, com o patrocínio da Petrobras, Norte Shopping, Potiguar Turismo, Rede Delphia Hotéis, Top Car Mitsubishi, Microtec e Queiroz Oliveira. Promoção Rádio 98 FM, Usina Comunicação, Band Esportes & AÇÃO, www.zmz.esp.br, Motores & AÇÃO (CE E RN), Revista 4×4 & CIA, Webventure.com.br, com a supervisão da FPA e CBA; levantamento e parte técnica da ZMZ Eventos Automotivos. Mais informações e detalhes no blog: potiguarderally.blogspot.com.

Nenhum comentário: