domingo, 26 de junho de 2011

SUGESTÃO: Primeiro dia de jogos e abertura oficial do Mundial de Basquetebol Master


- IMAGENS E VÍDEO RELEASE DA COMPETIÇÃO SERÃO DIVULGADAS DIARIAMENTE A PARTIR DO DIA 24/06. SOLICITAÇÕES DE ENTREVISTAS E VÍDEO: san@usinacom.com.br / dfernandes@usinacom.com.br ou pelos telefones: 84.3611-1669 // 84.8888-1669.

Natal, 26 de junho de 2011

Topo e-mail Mundial Máster_teste33.jpg
 
SUGESTÃO DE PAUTA
Primeiro dia de jogos e abertura oficial do Mundial de Basquetebol Master                                        Neste domingo, os jogos começam às 9h em 12 ginásios de Natal e serão realizados até às 16h30. Transmissão ao vivo, tabela e jogos no site: www.fimba.net

Uma das festas esportivas mais bonitas que Natal já viu! Essa é a definição da abertura oficial do Mundial de Basquete Master, que aconteceu na noite deste sábado (25) no Ginásio Nélio Dias. Os atletas dos 29 países que participam do evento foram ao evento mostrar um pouco da alegria e da cultura deles. A festa foi aberta pela Argentina, enquanto a delegação do Brasil foi a última a passar. Essas duas seleções são as maiores do evento e contam com centenas de atletas. Elas levaram ao ginásio instrumentos musicais e bandeiras, para animar a torcida. A abertura mostra que os dois países serão os grandes favoritos, mas até agora o Brasil foi superior nas quadras. 
Outra delegação muita esperada foi a dos Estados Unidos, país muito tradicional no basquete. Os norte-americanos estão representados nas categorias mais veteranas, como as 70+ e 75+. Outro país que contagiou o público foi a Crócia, que homenageou o país-sede levando a bandeira croata junto com a brasileira. A governadora Rosalba Ciarlini esteve presente na abertura do evento e destaca o Mundial de Basquete Master como observatório para a Copa do Mundo de 2014, que será realizado no Brasil. 
“Estamos recebendo quatro mil pessoas de 29 países em Natal. Essas pessoas são formadoras de opinião, porque representam muito para o esporte de seus países. Por isso, eles motivarão outras pessoas para visitar o Rio Grande do Norte”, declarou a governadora do Rio Grande do Norte. Quem também destacou a importância do evento foi o presidente da Federação Brasileira de Basquete Master, Carlos Galvão. Ele também acredita que esse Mundial é uma preparação para a Copa em Natal e afirmou também que a realização do evento no Nordeste brasileiro é uma grande vitória e, sobretudo, uma resposta para os que não acreditaram.
“Muitas pessoas duvidaram que pudéssemos realizar um evento desse porte no Nordeste brasileiro. Mas mostramos a qualidade dos nordestinos e, principalmente, de Natal, que tem bastante potencial para sediar a Copa”, declarou.
Destaques
Diversos personagens foram destaques na abertura da competição. Aos 78 anos, o atleta local José Bulhões foi o responsável por levar a tocha olímpico e mostrou que continua bem preparado fisicamente ao correr bastante na abertura ao redor do ginásio. Outro atleta que se destaca no evento é Carioquinha, que atualmente defende a Seleção Brasileira 60+ e sempre será lembrado como um dos maiores nomes do basquete brasileiro. Ele foi o responsável por fazer o juramento dos atletas.
Em meio a multidão, pelo menos dois atletas chamaram a atenção do público, da imprensa e até mesmo dos outros atletas. Alessandra, que segue em atividade e Gerson, campeão do Pan de 87 foram bastante disputados para fotografias. 
Além do apoio do Governo do Estado e da Prefeitura de Natal, o Mundial contará com a parceria da Eletrobrás, Unimed Natal, a agência de viagens Aerotur, Ocean Palace, curso de idiomas CCAA, Sesi/Fiern, Sesc, Guaraná Antártica e Cooper Táxi que colocará à disposição táxis com central telefônica especial com atendentes bilíngües e GPS em todos os veículos.
O 11º Mundial de Basquetebol Master acontecerá entre os dias 24 de junho e 3 de julho. Estão sendo esperados aproximadamente 4.000 turistas na cidade. Serão 200 equipes divididas entre 17 categorias, disputando aproximadamente 550 partidas. “Até o dia 3 de julho, Natal levará uma injeção de turistas, que vai movimentar não só o basquetebol, mas também o setor hoteleiro e econômico num geral, além claro de ser uma grande festa”, afirmou Carlos Galvão Presidente da Federação Brasileira de Basquetebol Master e presidente do comitê organizador.
BRASIL x ARGENTINA
O Brasil começou o Mundial de Basquete de Master com o pé direito, ou melhor, mão direita. No primeiro dia de disputas, a Seleção Canarinho enfrentou a Argentina em duas categorias, grande rival em qualquer circunstância, e venceu em ambas. As vitórias aconteceram nas categorias + de 45 feminino, por 94 a 39 e + de 30 masculino, por 122 a 45. Na categoria +30 de masculino, o clima de rivalidade é intenso. As duas equipes são formadas por atletas que encerraram a carreira recentemente, por isso, não faz tanto tempo que sentiam a cobrança nos jogos oficiais.
“Somos da categoria mais jovem do mundial masster. Por isso, vivemos recentemente a cobrança do basquete e sentimos ainda um pouco disso no mundial”, disse Marcelo Mãozão, ex-jogador de equipes como Flamengo, Botafogo e Uberlândia-MG e que encerrou a carreira há apenas um ano e tinha os times argentinos como os principais rivais. “No Sul-Americano era sempre complicado enfrentar os argentinos. Perdi e ganhei algumas decisões e jogar com argentinos é sempre diferente”, ressalta.
Mas, o principal motivador da Seleção Brasileira é o histórico vencedor. O time é o atual bi-campeão mundial da categoria e sentem a responsabilidade de conquistar o tri-campeonato em casa. “O Brasil ganhou em Porto Rico e no Chile, por isso, não podemos deixar de ganhar um campeonato desses em casa. Todo mundo espera que a gente conquiste esse título. Não tem como ficar só na confraternização”, comenta.
Na categoria + de 45 feminino, o quadro já é diferente. As atletas já deixaram as quadras, em média, há mais de uma década e, por isso, fazem do mundial um momento para recordar os bons tempos. Por isso, o espírito é de confraternização entre as estrelas. Mas quem sabe jogar não desaprende. As mulheres do Brasil mostraram isso ao obter uma vantagem de 55 pontos sobre a Argentina.
“Ninguém vem aqui pensando em vitória a todo custo, mas jogamos o que podemos e buscamos as vitórias. A grande vitória, no entanto, é reunir todo mundo nesse evento tão especial no Brasil”, disse Zezé, que defendeu a Seleção Brasileira por uma década.
Zezé conta, porém, que a Argentina não é a grande rival do Brasil, já que as argentinas do início da década de 90 não conquistaram tantos títulos. Por isso, o resultado em quadra foi considerado normal. “Na minha época, o Brasil disputava com países de outros continentes. Hoje já é diferente, a Argentina melhorou muito no feminino”, declara Zezé. Um ponto alto no clássico Sul-Americano foi a torcida argentina, que não parou de cantar, empurrando o time intensivamente.
Os jogos continuam neste domingo e tem início a partir das 9h da manhã em 12 ginásios potiguares: AABB (1 e 2), IFRN, Henrique Castriciano, Sesc, Sesi, Auxiliadora, Salesiano, Contemporâneo, Neves, Salesiano e Nélio Dias. As partidas realizadas no ginásio da AABB, Hermes da Fonseca no Tirol, serão transmitidos on line através do site da Federação Internacional de Basquetebol Master - www.fimba.net . 

- IMAGENS E VÍDEO RELEASE DA COMPETIÇÃO SERÃO DIVULGADAS DIARIAMENTE A PARTIR DO DIA 24/06. SOLICITAÇÕES DE ENTREVISTAS E VÍDEO: san@usinacom.com.br / dfernandes@usinacom.com.br ou pelos telefones: 84.3611-1669 // 84.8888-1669.MAIS INFORMAÇÕES PARA IMPRENSA:
USINA COMUNICAÇÃO – 
Déborah Fernandes e Carlos Júnior: 84.8888-1669
Contatos: João Felinto - 9982-7210
Igor Ribeiro Dantas: 8839-8952-3232-4562 - ribeirodantas@uol.com.br
Carlos Alberto Medeiros Galvão - Presidente - 9962-3000 - presidencia@fbbm.org

Nenhum comentário: